sexta-feira, 30 de julho de 2010

ESPASTICIDADE

A espasticidade é o aumento do tonus muscular, no momento da contração, ocasionado por uma condição neurológica,podendo ser fásica(espasmos), ou tônico(rigidez constante), aonde a contração muscular é mais forte do que em músculos normais, levando também mais tempo para relaxarem.
Essa condição ocorre em pessoas com doença neurológica, tais como,paralisia cerebral , acidente vascular encefálico, esclerose múltipla,traumatismo craniano, lesão medular, onde há lesão dos neurônios motores, que são responsáveis pelo controle dos movimentos voluntários.
A espasticidade pode ser desencadeada por movimentos bruscos, ou alguma estimulação, e se apresenta por sinais inadequados que ao invés de relaxarem a musculatura, a contraem de forma rápida e inadequada.
Para o controle da espasticidade é importante que se controle os estímulos que a desencadea, como a dor, infecções,temperatura elevada, dentre outros.
Pode haver deformidades que são representadas por contraturas na musculatura envolvida, clonus, espasmos musculares, podendo causar dor e impedimento de certas posturas normais, impossibilitando o controle dos músculos, dificultando assim a realização de atividades do nosso contidiano.
Para o tratamento da espasticidade convém que a pessoa adote um programa regular de execícios físicos que provoquem o estiramento da fibra muscular, sempre orientado por um fisioterapeuta.Alguns medicamentos podem ser usados para causar o relaxamento da musculatura afetada.Injeções de substância butolínica também podem ser administradas pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário