sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Para Reflexão

Pensando o mundo ,tentei escrever algo que pudesse refletir o meu momento .Então ao lembrar-me do livro de Einsten , que a pouco acabei de ler . Pensei ! Porque não compartilhar com quem quiser a primeira do livro. Acredito que o texto seja uma excelente ferramenta para reflexão no final de semana.
Fiquem bem !

COMO VEJO O MUNDO (Eisnten)


Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que

estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me

descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam

inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas.

E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida — corpo e alma — integralmente tributária do

trabalho dos vivos e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro de receber. Mas

depois experimento o sentimento satisfeito de minha solidão e quase demonstro má consciência ao

exigir ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se diferenciarem pelas classes sociais e sei

que nada as justifica a não ser pela violência. Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida

simples e natural, de corpo e de espírito.

Recuso-me a crer na liberdade e neste conceito filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes

constrangido por pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas. Ainda jovem,

fiquei impressionado pela máxima de Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer,

mas não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas, esta

moral me tranquiliza e me educa. Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Suporto então melhor

meu sentimento de responsabilidade. Ele já não me esmaga e deixo de me levar, a mim ou aos

outros, a sério demais. Vejo então o mundo com bom humor. Não posso me preocupar com o

sentido ou a finalidade de minha existência, nem da dos outros, porque, do ponto de vista

estritamente objetivo, é absurdo. E no entanto, como homem, alguns ideais dirigem minhas ações e

orientam meus juízos. Porque jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo

este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo.

Em compensação, foram ideais que suscitaram meus esforços e me permitiram viver.

Chamam-se o bem, a beleza, a verdade. Se não me identifico com outras sensibilidades semelhantes

à minha e se não me obstino incansavelmente em perseguir este ideal eternamente inacessível na

arte e na ciência, a vida perde todo o sentido para mim. Ora, a humanidade se apaixona por

finalidades irrisórias que têm por nome a riqueza, a glória, o luxo. Desde moço já as desprezava.

Tenho forte amor pela justiça, pelo compromisso social. Mas com muita dificuldade me

integro com os homens e em suas comunidades. Não lhes sinto a falta porque sou profundamente

um solitário. Sinto-me realmente ligado ao Estado, à pátria, a meus amigos, a minha família no

sentido completo do termo. Mas meu coração experimenta, diante desses laços, curioso sentimento

de estranheza, de afastamento e a idade vem acentuando ainda mais essa distância. Conheço com

lucidez e sem prevenção as fronteiras da comunicação e da harmonia entre mim e os outros homens.

Com isso perdi algo da ingenuidade ou da inocência, mas ganhei minha independência. Já não mais

firmo uma opinião, um hábito ou um julgamento sobre outra pessoa. Testei o homem. É

inconsistente.

A virtude republicana corresponde a meu ideal político. Cada vida encarna a dignidade da

pessoa humana, e nenhum destino poderá justificar uma exaltação qualquer de quem quer que seja.

Ora, o acaso brinca comigo. Porque os homens me testemunham uma incrível e excessiva

admiração e veneração. Não quero e não mereço nada. Imagino qual seja a causa profunda, mas

quimérica, de seu sentimento. Querem compreender as poucas idéias que descobri. Mas a elas

consagrei minha vida, uma vida inteira de esforço ininterrupto.

Fazer, criar, inventar exigem uma unidade de concepção, de direção e de responsabilidade.

Reconheço esta evidência. Os cidadãos executantes, porém, não deverão nunca ser obrigados e

poderão escolher sempre seu chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário